quinta-feira, 26 de abril de 2007

Freedom!

Parece que o sec. XVIII configura-se como o período da ousadia e da coragem, onde a humanidade ousa enfrentar seus carcereiros.
Revolução Francesa
é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799.
1789 passa para a história como o ano da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Período em que filósofos planejam a realização oficial de um sonho antigo.
Revolução Americana, 1776: Colônias inglesas decidem lutar pela independência, um espírito nacionalista surge. No filme "O patriota", não houve quem não se emocionasse com o levantar de uma nova bandeira, o nascer de um novo Estado que se porta com orgulho frente ao seu desafio maior, ser independente!.
Revolução Mineira, 1788 (sendo Tiradentes executado em 1792) . A Inconfidência traz como lema: "Libertas quae sera tamen"e por ela valeria a própria morte.

Foram muitos os que escolheram a luta do que a vida em cativeiro. Tb poderíamos citar Zumbi dos Palmares ou Michael Collins da Irlanda.
Homem é bicho que só é melhor ou feliz se está em liberdade e se puder ter escolhas.
"Estamos condenados à sermos livres?" (Sartre) provavelmente sim, pois o tempo todo podemos adotar uma escolha. Liberdade é a nossa necessidade maior, mais que a fome ou o desejo sexual.
Mas não só o núcleo de nossas escolhas nos são próprios quanto a consciência de suas consequências que devemos assumir. O assumir as consequências de nossas escolhas nos torna sujeitos incondicionais.
Nem França, nem EUA e nem Brasil se tornaram livres exatamente com as revoluções de independência, ao contrário, França teve o período de Terror com Robespierre, EUA teve a Ku-klus-Klan e o Brasil teve o FMI a posteriori. No entanto, sempre existiu um processo de libertação e de opção, e é este fato permanente que torna liberdade não uma quimera mas um fato na realidade humana.

2 comentários:

Livya Cristina disse...

PRA QUEM JÁ TEM A OPORTUNIDADE DE TER A CÉLIA COMO MESTRE, ESTA É MAIS UMA CHANCE DE CONHECER MAIS PROFUNDAMENTE A FILOSOFIA AOS OLHOS DESSA INTELIGENTE PROFESSORA. A INTERNET ESTÁ GANHANDO COM ISSO E NÓS TAMBÉM.
PARABÉNS CÉLIA POR MAIS ESSA INOVAÇÃO, VOCÊ É EXCELENTE.
BEIJOS DE SUA "SEMPRE" ALUNA.RS

LIVYA CRISTINA

camila adriele disse...

como a natureza é ???
o homem é como bicho, nao
foi feito para ficar enjaulado ele prefere morrer lutando pelas suas ideias do que passar por uma "jaula".