terça-feira, 17 de julho de 2007

Idade da Razão da humanidade

A fertilidade, a estética e a animalidade..
Etimologicamente animal deriva-se de "anima" ou estado em que o Ser tem "energia", por isso, estado de agitação.
Se percebermos, dentro de nós, o estado ainda animal..nossas interpretações seriam mais otimistas.
Analisemos o seguinte:
Por que será que o Ser Humano, bebê, engatinha? Porque o andar é um comportamento "aprendido" com outras pessoas do grupo.
Como se fala? Se fala porque o bebê lê os lábios, associa os sons de um grupo...Se não houvesse o grupo...somente seria possível balbuciar...
Assim a escrita que precisa ser aprendida...com um grupo...Todo código de sinais somente são aprendidos com o grupo formador...
Por que existe um "breque" de quinta para sexta série do fundamental II no estágio de cognição? Obviamente porque os hormônios da puberdade (ou a fertilidade) desponta e para o corpo existem prioridades maiores como a perpetuação da espécie para se sobrepor...aprender matemática nesse momento não é vital na linguagem natural.
Por que na adolescência, os garotos erguem os ombros, deixam de correr de um lado para outro? Por que as garotas se maquiam e empinam o bumbum??
Porque ambos estão prontos e férteis para a reprodução. E é como se fosse um "cio". A idade juvenil é onde se tem mais condições e ritmo físico para se cuidar da prole, existe então um conflito do racional contra a lógica natural.
Parece q até a adolescência é mais sábio aplicar o esporte à um quadrado fechado que é a sala de aula..
Até a adolescência..a natureza se agita dentro de nós e uma sucessão de erros, vista sob os olhares do racional, acontece.
É depois dos 20 anos que o corpo começa a parar..começa a se estabilizar...tempo é tudo para o controle sobre nós mesmos...
Somente nesse período a reflexão se apropria de nossas vidas..
Agora...analisando a própria humanidade, saindo do micro para o macrocosmo..o conjunto, dá para entender o motivo de tanta violência..Talvez a humanidade ainda esteja no estado de adolescente..agitada .quase irracional.....Talvez ainda leve mais dez mil anos para se auto-respeitar ou objetivar seus desejos...De qualquer forma parece que falta muito para se atingir a idade adulta ou a Idade da Razão.

Nenhum comentário: