quarta-feira, 18 de junho de 2008

Emile Durkheim e a corrupção

Emile Durkheim (1858/1917) acreditou que nossa sociedade deveria se comportar tal qual o Ser Humano... Já perceberam a harmonia do Ser humano?
Se você estiver andando e pisar num prego, ao acaso uma perna vira para outra e diz ´"É problema seu?"
Os braços se cruzam, os olhos miram para as estrelas e dizem: "Estamos a salvos aqui em cima"?
Não!
Se você pisar num prego, seu corpo evidenciará a dor, seus olhos procurarão pelo objeto estranho, sua coluna se inclinará e seus dedos da mão arrancarão o prego pois todos orgãos sabem que se o objeto estranho ficar o corpo corre riscos.
A sociedade para o filósofo deveria ser organizada e organicista (se comportar como orgãos com funções diferentes mas unidos para um fim comum)..
Quando algo não funciona dentro de uma sociedade, provavelmente isso é sinônimo de uma patologia, o Estado está doente.
Todos deveriam ter o mesmo objetivo, a felicidade, não individual mas coletiva.
Por se preocupar com as questões sociais de forma científica Durkheim é considerado o "pai da sociologia" . Ele foi um dos primeiros a utilizar o termo "fatos sociais" para explicar problemas pertinentes à uma sociedade.
Como poderíamos entender o Brasil? Quando a corrupção não vem apenas do senado mas também das demais pessoas?
Quais os fatos sociais que implicam na patologia, ou doença social na sociedade brasileira, onde é indiferente a classe social para que a corrupção (inclusive moral) exista?


Veja tb: www.diariodececiliaonline.blogspot.com

2 comentários:

Gisele disse...

Acho que falta então alguém pra tomar como exemplos.
Não sei quanto a você, mas utimamente tenho reparado que os idolos que servem como exemplo para os jovens, são aqueles cantores de rap gringo, cujo o lema é " seja rico ou morra tentando", ou então esses mc's de funk com letras vazias e danças insinuantes, não é a toa que as coisas estão como estão, acho que é tudo uma questão de educação, quando se é imposto limites por parte dos pais ainda quando criança as coisas funcionam, e isso influencia desde questões alimentares até no carater da pessoa.
Se os que comandam o país não dão um bom exemplo, como podemos esperar que o Brasil mude?
Talvez uma revolução não seria assim tão mal, mas...O povo brasileiro é tão acomodado que o jeito que está o país é indiferente para muitos, arriscaria a dizer para a maioria.
Educação é o princípio de tudo.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!