quarta-feira, 1 de outubro de 2008

BOVESPA EM QUEDA

- Alguém tem acompanhado a crise econômica nos EUA?
- Não! porque EUA está muito distante e nem sei o que acontece aqui como saberei o que ocorre lá?
Então, precisarei retrucar:
- Queridos, infelizmente vcs não sabem mesmo o que acontece nem lá nem na economia brasileira por isso que somos, embora com muita luta, subdesenvolvidos e pagamos tudo caro com altos impostos e nosso salário nunca acompanha a inflação que parece não existir, mas com certeza existe e age em nossas vidas..
O primeiro passo para qualquer mudança é primeiro reconhecer o terreno em que pisamos...
Por exemplo, somos uma microeconomia ligada à macro-economias internacionais, tudo em cadeia...
Se o mais forte na cadeia tomba, outros poderão aparecer e mudar o aspecto radicalmente da cadeia ou a cadeia pode ter seus elos quebrados e desfazer-se...
Economia é um termo científico, criado na modernidade, paralela ao capitalismo, que significa: ciência que estuda a atividade produtiva. E é por ela que surgem estratégias para se levantar ou enfraquecer uma nação. Aliás as nações mais desenvolvidas detém excelentes profissionais da economia...
Na economia iremos estudar câmbio flutuante, estabilidade monetária e taxas de juros (vc sabe quanto paga de juros nas lojas onde se dividem o valor do bem em parcelas de até 60 vezes?).
Economia está ao lado da matemática, está que nos é tão difícil de dominar, parece meio elitizada aos poucos cérebros que puderam ter estímulos ou às mentes brilhantes;..
Se soubéssemos matemática nosso saldo bancário não seria mais negativo ou então não teríamos conta em banco, compraríamos ouro e acompanharíamos sua subida na cotação de mercado..
Entenderíamos que grandes bancos e grandes indústrias ditam nosso viver..e questionaríamos se o Capitalismo não poderia ser menos selvagem.
Economia está por toda a parte. Atualmente, existem economistas apostando em educar jovens, reeducar para o consumo, conscientizar as pessoas a viverem melhor com pouco porque já descobriram que capital desregulado e desenfreado causa guerra não mundial, mas urbana interligada com vários outros países, formando rede, paralela à globalização..
Bem, por hora é bom entender, começar a se interessar por noticiários que falam de economia internacional, pois a nossa, querendo ou não, está ligada à uma força matriz (aliás todos os seres humanos estão conectados há muito tempo)..
A Bovespa vem caindo porque o pacote de medidas econômicas de apoio aos bancos americanos e às Holdings, ainda não foi aprovado...E para quem não sabe, o canibal econômico EUA, pode perder sua força de capital mas o problema é que muitas nações ainda não conseguiram um melhor referencial.

Nenhum comentário: