sábado, 18 de abril de 2009

Os PCs e a Educação..


Aproveitando-me de uma interessante conversa com um amigo sociólogo, deixo o pensamento aqui.

Nesse momento, as escolas de SP estão sendo equipadas com novas tecnologias até para que se desperte novas habilidades. Computadores, peças cujos recursos se propõem a ajudar no progresso do homus habilis, se instalam nas repartições públicas. No entanto, um problema básico, as salas de informáticas passam a ser trancadas como cofre e mesmo assim, alguns computadores são roubados ignobilmente, já que seu fim também era o de melhorar a situação social daqueles que nem acesso a escola tinham..Informá-los, fazê-los conhecer, o que era antes apenas privilégio de uma minoria. Todos sabem, desde a antiguidade, conhecimento sempre foi artigo de luxo.

Mas, por que tal fenômeno ocorre??

Bem, provavelmente a tentativa da União em conjunto com os Estados, seja a idéia de fortalecer e apoiar a Educação para que ela transforme a realidade nacional. Entretanto, ela é um galho de uma árvore e não o tronco que mantém a vida da seiva. Dizem que ela é o galho mais importante. Talvez seja.

Antes o que denominavam violência, vinha de uma classe média intelectualizada, chamada de “comunista”. Esses cidadãos foram conhecidos como o “perigo vermelho”. Não obstante, uma camada popular, bem mais pobre, ignorada desde o império, cresceu e se organizou melhor do que qualquer base política oficial..Hoje não existe mais o “perigo vermelho” e a própria classe média anda sendo questionada sobre sua existência mas existe uma prole que já se acostumou a estar de fora das escolas e, pior, a saber que não precisa estar dentro dela para sobreviver e ter tanto lucro como outros..O problema do Brasil é a soma de problemas que vêm desde o império português e que sempre foi remendado com paliativos..

Por outro lado, como filha direta do capitalismo industrial, a propaganda se desenvolve e condiciona muitos ao consumismo. São tantas coisas: celulares, tênis, PCs..Veja vamos trocar os termos históricos: "comunismo" e "consumismo", parece ironia, né? É importante andar de carro novo e que se dane quem esta dentro dele ou como conseguiu o carro novo?

O consumo faz seu ninho em nosso Ser num período onde proletários se agruparam..A Ética não vem da escola, deve ser desenvolvida por ela, mas vem da casa, da religião, da comunidade local..que por sua vez está perdida em seus caminhos..

Estamos vivendo um estado de miséria, superior aos períodos pós guerras. Nele não faltam recursos mas faltam direções e pior, motivos concretos para se continuar vivendo. A futilidade reina e é só perceber o número de pessoas que viajam pelos modismos, perdendo sua essência..

Todavia, penso que o aparato tecnológico que as escolas vem recebendo assim como o reforço da idéia de Cidadania tal qual rege a LDB dará frutos, só que não será imediato. Assim, como essa onda de violência urbana levou séculos para se desenvolver e se criar, os efeitos de uma nova consciência cuja educação é uma das protagonistas, também darão resultados. Já viu ação sem reação? Efeitos virão e provavelmente nos ajudarão numa sociedade melhor. Provavelmente nossos netos irão viver essa cidadania plantada hoje, o que é bom também. As consciências levam tempo para serem trabalhadas e desenvolvidas, elas precisam de comprovações de que o caminho oferecido é realmente o mais eficiente..
Eu acredito que tudo isso dará bons efeitos, porém não a curto prazo..

No momento, estamos enfrentando erros antigos, a síntese de problemas sociais como a indiferença. Agora estamos criando uma nova tese que provavelmente irá passar pela antítese e sobreviver..

Na Noruega, Centros de Conveniências ficam abertos, sem ninguém olhando, com caixas automáticos, sem que ninguém roube nada. Eles preferem pagar e mostrar que são uma sociedade responsável e fraterna. Isso que precisamos importar, a idéia de que podemos nos respeitar.



Peço para que tb vejam o BLOG:

http://portaldasociologia.blogspot.com/

2 comentários:

XUANXON disse...

Desenhando uma interessante conversa com um amigo sociólogo, deixe o pensamento aqui.


Naquela época, as escolas no Brasil estão sendo equipados com as novas tecnologias a fim de despertar novas habilidades. Computadores, cujos recursos são propostos para auxiliar no avanço e Homus

.-0-.
Feminas Habilis
.-0-.

Fundada em escritórios do governo. No entanto, um problema básico, salas de aula, foi banida como um cofre e ainda, alguns computadores são roubados ignóbil, uma vez que o seu objectivo era também para melhorar a situação social das pessoas que não tiveram acesso à escola a informar .. -los, torná-los cientes do que foi uma vez só uma minoria privilegiada. O mundo inteiro sabe, a partir da idade, o conhecimento sempre foi luxo.

Mas porque isso ocorre?

.-0-.
Pela fome ou talvez eu acho que excedido e as condições são as melhores que olham ...
Mas a nossa situação é, aparentemente igual, se há alguns anos tem carro era uma condição para a obtenção de um emprego, como carpinteiro ...

agora ter computador conhecimento é, mais cedo ou mais tarde os dedos são demasiado gordas para jogar um teclado e toque sua mão suando o mouse ...

mas as classes e classe a sua armas e continuar a acreditar que as classes inferiores não exigem tal conhecimento ...
mas leva ao aparecimento de Zurupetos, Inglês ou em Jasper, mas esta é mais aparência e sombras na parede da minha caverna ...
.-0-.

Bem, provavelmente, a tentativa da União, juntamente com os Estados, a idéia é a de fortalecer e apoiar a educação se torne uma realidade nacional.

.-0-.
Americanos têm a tecnologia e os meios, mas ainda olhando para o seu próprio umbigo e geografia mundo desconhecido ...

Como boa é sua tecnologia ...

O Google deve ter ...

Se estas não existem ... Não
.-0-.

No entanto, é uma sucursal de um tronco de árvore e não exerce a seiva da vida. Dizem que é o mais importante ramo.

Talvez.

Antes de telefonar para a violência, veio de uma classe média intellectualize chamados "comunistas". Eles são conhecidos como a "ameaça vermelha". No entanto, uma camada popular, ea maioria dos pobres, abandonados desde o império cresceu e melhor organizado do que qualquer política oficial ..

Hoje, há a "ameaça vermelha" e da classe média que ele interrogado sobre a sua existência, mas há um filhote que já está sendo usada para fora da escola e, ainda pior, que não está nela deve ser a de sobreviver e ter tantos benefícios como outros ..

.-0-.
cierto, mas media, olhos a essa classe que acaba sendo sectária e bloqueado próprio a
.-0-.

O problema no Brasil é a soma de problemas que provêm do Estado Português e que tenha sido actualizado com paliativos ..


Além disso, como um filho directo do capitalismo industrial, a propaganda é desenvolvida e as muitas influências consumismo.

.-0-.
Great Perigo consumismo e grande espelho para todos os as
.-0-.

Tantas coisas: telefones celulares, calçados, computadores.

Aqui, a histórica mudança "comunismo" e "consumismo", parece irônico, não?

É importante para montar um carro novo e danificar-se ou como é que tem o carro novo?

O consumidor faz seu ninho em nosso ser, em um período em que o proletariado é colocada em conjunto .. Ética não é a escola deveria ser desenvolvida por ele, mas próximos da casa, a religião, a comunidade local que, por sua vez .. perde-se no seu caminho ..

Estamos vivendo num estado de miséria, que o pós-guerra períodos.

.-0-.
Nice Frase ... (,-D
.-0-.

Não carecem de recursos, mas carece de sentido e, pior ainda, razões concretas para continuar vivendo. A futilidade reina e só ver o número de pessoas viajando pela corrente, perdendo a sua essência ..


No entanto, creio que o aparato tecnológico que a escola tenha recebido, bem como reforçar a ideia de cidadania, como tal, regulamenta a LDB dará frutos, mas não imediatamente. Portanto, como a onda de violência urbana levou séculos para desenvolver e criar o efeito de uma nova consciência, que é um dos jogadores, também produzir resultados.

Ele viu acção sem reacção?

Efeito e, provavelmente, nos ajudar a uma sociedade melhor. Talvez os nossos netos vão viver hoje plantada a cidadania, o que é bom também. O tempo de trabalho e desenvolver uma consciência, de que eles precisam provas de que a estrada é, na realidade, oferece a maneira mais eficiente ..


Acredito que vai dar bons resultados, mas não no curto prazo ..

Estamos actualmente a erros de idade, a síntese dos problemas sociais, como a indiferença.

Agora estamos criando uma nova teoria de que provavelmente irá passar e sobreviver a antítese ..

Na Noruega, a conveniência centros estão abertas, sem olhar para ninguém, com caixas eletrônicos, sem roubar nada de ninguém.

.-0-.

Aparente situação ideal ...

Mas a taxa de suicídio está a crescer exponencialmente ...
Penso que não está em condições atmosféricas e úmido longos períodos de luz e escuridão para a vida ...

Também é ideal nas situações em doentes ou perdida …
.-0-.

Quem preferir pagar e mostrar que eles são uma sociedade responsável e solidária. O que nós importamos, a idéia de que podemos satisfazer


para você ....http://www.youtube.com/watch?v=SZeANmos_LA

Xalud

xuanxon.es.tl

Celso Elias disse...

Buscando acrescentar positivamente ao tema PCs e a Educação, acredito que o desafio está em aparecer professores que acreditam no PC e a NET como aliados de um processo ensino aprendizagem, sendo mais uma estratégia importantes no ofício de educar e orientar os jovens que se apresentam familiarizados com o PC, mas que ainda também não viram nele um instrumento, um caminho para o conhecimento.Dominar esta ferramente simplesmente para jogar games, games onlinne, e conversar resumidamente no Orkut e no MSN, não habilita os jovens no sentido da cidadania.Os professores com quem convivo demonstram claramente o medo do PC e dos utilitários Orkut e MSN. Alegam falta de segurança particular, pois são vários os casos noticiados de crimes pela internet.
O professor que se encantou com os caminhos da NET, com os recursos e as várias e deliciosas informações obtidas, provavelmente estará mais apto a aceitar o PC e a NET como aliados e buscará aprender sobre como utilizar essa nova ferramenta.
Hoje aqui em MInas Gerais o governo oferece cursos sobre Linux, WebSite,vários cursos dentro da plataforma LINUX, pois é assim que os PCs que chegam do Estado ou da União chegam as escolas. Esses professores recebem seu certificado do cursofeito em uma ou duas semanas,só se repassar no mínimo para três turmas.Essa é a condição. Não partiu do governo, como política educacional, capacitar seus professores primeiro. Criar um estado favorável para se perder o medo e visualizar possibilidades.
Os obstácuos são vários, mas o principal deles, vem das decisões dos burocratas da educação, que nunca pensaram em perguntar aos professores, quais seus medos, suas dificuldades e quais as sugestões de soluções.
Os projetos ainda caem de para-quedas na cabeça de um professor cansado, decepcionado, desvalorizado, mas ainda acreditando na educação e no seu ofício.
Esse é o nosso primeiro desafio?
Abraços.
Celso Elias
Convido os amigos a conhecerem nosso site escolar de Sociologia:
http://celsoelias3.vilabol.uol.com.br/index.html.html