sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é Metafísica?

O que é Metafísica?

Quando você ouvir o termo “metafísica”, parabéns! Acabou de se deparar com um termo da Filosofia que já foi muito estudado no pensamento desde a Antiguidade.
A palavra tem origem grega com os termos “metà” (além de) e “phisys” (natureza, físico).
Para alguns ela é uma vilã pois denota conceitos que não precisam de investigação empírica, ou seja, não podem ser constatados pela experiência..Assim, são consideradas questões metafísicas por ex: De onde viemos? Temos realmente livre arbítrio?
Se você já questionou sua existência no sentido de saber se possui espírito e se ele estará vivo após sua morte, então realizou uma pergunta metafísica.
Um dos primeiros a conceituar a Metafísica, foi Aristóteles (384 - 322 a.C.) e escreveu um conjunto de escritos chamados de “Metafísica”
Para Aristóteles, na antiguidade, ela era a Filosofia Primeira. E pode se entender-se este ser superior ou supremo de dois modos: ou como estudo formal daquilo que depois se irá chamar formalidades, e, nesse caso, a metafísica será aquilo que depois se irá chamar ontologia, ou então como estudo da substância separada e imóvel – o primeiro motor, Deus — e nesse caso será, como Aristóteles lhe chama, “filosofia teológica”, isto é, teologia (1).
Os estudos da Metafísica sofrem críticas pois, não precisando de comprovação empírica, também não podem ser cientificamente comprovados.

Para ler mais na internet:
(1) http://forumfilosofia.wordpress.com/2007/04/19/metafisica-significado/




Um comentário:

Anônimo disse...

Ja me deparei com a metasifica,foi uma experiencia extrordiaria sureal.
So ai que comecei ler a respeita para entender um pouquinho da filosofia.E um ser ,no sea maior individualizade trancendental em espiritualidade.Algo como tu proprio faz sua propria regreçao espiritual.
Volta ao passado milhoes de anos atras.Essa experiencia eu vivi.