sábado, 27 de agosto de 2011

Ser bom...ser mal, o que somos?

 
Penso que ser bom ou ser mal só dá para avaliar dentro de uma situação ou uma ocasião específica.
Ex: Pessoas ditas boas, bons filhos, bons amigos, bons vizinhos, em situação limite de guerra, perdidos na selva do Vietnã na década de 60, perderam também o humanismo, talvez por medo, por fome, por dor. Estupraram, saquearam, roubaram e mataram. Depois, ao regressar, a consciência de si voltou, ou voltou em partes, então assumiram ou uma  "outra identidade" (a da guerra)..ou não conseguiram mais viver consigo mesmo, dado o conflito interno. 
Outros, que nunca tinham tido uma ação bondosa (fraternal ou filantrópica), quando o Titanic afundou em 1912, surpreenderam ao preferir morrer, tentando salvar colegas de trabalho ou cedendo seu lugar no bote salva-vida a uma criança. Somente nas situações limites, creio que dá para saber quem é menos egoísta, menos animal primitivo e competidor, ou "bom". 
O efeito social da civilização nesse animal humano é só uma maquiagem tribal, que utilizamos e nem sabemos se gostamos. Ser "bom" dentro do conforto social, não é difícil, não é sequer uma prova de força. Autores como Maquiavel foram um sábios ao observar essa estrutura paradgmática..


Vocês concordam com esse artigo abaixo? É uma pesquisa que tem o título:  Experimentos monstram o lado bom e ruim do Ser humano.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/963294-experimentos-mostram-lado-bom-e-ruim-do-ser-humano.shtml

13 comentários:

Igor Pará 1*B disse...

Até hoje vivemos em pequenas gueras conflito com vizinhos,discussão em familia, são coisa relevantes mas com um pouco de ironia nossa do ser humano não podemos viver em uma perfeita união de sociedade, coisas que nos leva a deixa o que queremos ter e fazer por boa vontade nossa.

Saríínha Sapekíínha disse...

Sarah 1ºB

Somos um pouco dos 2 somos bom mas tambem sabemos sem mal pois hoje vivemos num mundo que se a gente for muito bom acaba sendo o vilão da historia entao somos um pouco dos 2.

douglas disse...

acho que somos um pouco dos 2 ao mesmo tempo, por uqe as vezes em algumas ocasiões somos bom e em outras mals depende muito da personalidade da pessoa e da situação que ela se encontra...

douglas e geovanni 2*B disse...

acho que somos um pouco dos 2, por que as vezes em algumas ocasiões somos bom e em outras mals depende muito da personalidade da pessoa e da situação que ela se encontra...

Anônimo disse...

que hoje em dia ainda vivemos em uma sociedade critica e moral , por existirem brigas,discussões entre familias , amigos ou até mesmo pessoas desconheçidas e isso acaba prejudicando os aconteçimentos de ironia que fazemos e queremos ter por vontade nossa , para melhorarmos isso cada dia que passa.

Mara Aline e Lais Ancelmo 2º B disse...

somos inconscientes do mal que praticamos, Além disso, a verdadeira bondade dá lugar à palavra e à ação do outro,temos uma dificuldade enorme de enxergar quando pisamos na bola, de admitir nossas mentiras, nossas pequenas e grandes malvadezas. No geral, sempre achamos que os outros estão errados, que somos vítimas de uma eterna injustiça.

Anônimo disse...

Nos dia de hoje,o mundo que vivemos fazem agente tomar medida tragicas,se somos bons agente ta se passando por vitima,se somo ruis todos falam então acho que somos um pouco dos 2.Não tão bom e não tão mal na medida do possivel........

Ana Paula 2°B

Anônimo disse...

Na realidade social....acho que todos nós temos um lado bom e ruim....depende da questão do problema....isso dificulta a compreensão que todos somos humanos....aprendemos com todos os erros que cometemos.....porque vivemos em um mundo com partes do mundo em conflito!!!

Anônimo disse...

Pois é, esse é o ser humano de hoje que em 1912 para cá não mudou nada, e esses são os efeitos da irracionalidade das pessoas, e as guerras foram, e virão pela atitude do homem isso é consequência do que nos plantamos hoje para colher amanhã, temos que ter objetivos na vida, e sim deixarmos de sermos ignorantes.

Gessé da silva
2:B N°18

Juliana Gomes disse...

Concordo plenamente! Em cada momento do dia temos atitudes diferentes e nem sempre seremos bons ou ruins! Juliana Gomes 2ºD nº 18

Daiane Barboza disse...

bom, somos o mal ou bem? um pouco dos dois nao falar que é so do bem todos temos um pouco de maldade, e todos tem conflito com a sociedade em fim.. somos egoista em certo ponto outros de mais ninguem nasce com perfeição intão so temos que para e pensa o que é certo ou o que errado e pensa nas atitudes com a sociedade.. daiane barboza 1°C

Talita disse...

Talita Barbosa Costa 1°B
Nós humanos só demonstramos se somos bons ou mal, na hora do aperto onde vemos a verdadeira indentidade da pessoa. O Ser humano muitas vezes é feito do egoísmo e até hoje em uma sociedade civilizada eles vivem conflitos em família, entre amigos, na sociedade.Muitas vezes fazemos coisas más a outras pessoas , sem nem mesmo ver a consequência dos nossos atos , muitas vezes agimos por impulsão.

@TalitaBieber disse...

Talita Barbosa Costa 1°C
Nós humanos só demonstramos se somos bons ou mal, na hora do aperto onde vemos a verdadeira indentidade da pessoa. O Ser humano muitas vezes é feito do egoísmo e até hoje em uma sociedade civilizada eles vivem conflitos em família, entre amigos, na sociedade.Muitas vezes fazemos coisas más a outras pessoas , sem nem mesmo ver a consequência dos nossos atos , muitas vezes agimos por impulsão.