quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que é inteligência?

Sinceramente penso que quem se auto proclama "inteligente"  desconhece o conceito em essência. Esse termo já foi utilizado para segregar e elitizar, por que não dizer para direcionar preconceitos? Mesmo que alguém saiba matemática, física, química, astrofísica, aramaico e grego, mas não saiba interagir com seu vizinho, por que seria inteligente?
Inteligência é um conjunto de aptidões, dons,  poder de adaptação e poder de diálogo com a própria espécie.
Vejamos o que a "tia Wiki", fala sobre inteligência:
"O psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, identificando sete diferentes tipos inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal e interpessoal. Mais recentemente, Gardner expandiu seu conceito acrescentando à lista a inteligência naturalista e a inteligência existencial.
Daniel Goleman e outros investigadores desenvolveram o conceito de inteligência emocional e afirmam que esta inteligência é pelo menos tão importante quanto a perspectiva mais tradicional de inteligência. A inteligência emocional proposta por Goleman pode ser visualizada nas inteligências intrapessoal e interpessoal, propostas por Gardner.
Os proponentes das teorias de múltiplas inteligências afirmam que a teoria g é no máximo uma medida de capacidades académicas. Os outros tipos de inteligência podem ser tão importantes como a g fora do ambiente de escola. Conforme foi dito acima, qualquer que seja o nível de abrangência de um teste ou de vários testes, haverá um fator principal g, que explica grande parte da variância total observada na totalidade de itens ou na totalidade de testes.
Se forem elaborados 7 a 9 testes para aferir as 7 a 9 inteligências, ficará patente que desse conjunto também emerge um fator geral que representa, talvez, mais de 50% da variância total. Se fossem considerados os 120 tipos de inteligência propostos por Guilford, também haveria um fator comum g que poderia explicar grande parte (talvez 50% ou mais) da variância total de todas essas habilidades (ou inteligências)." -( Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/inteligência)


 

" A única coisa que sei é que nada sei" - Sócrates

 
 
 
 






 
 
 
 
 
 

 
 

3 comentários:

Anônimo disse...

a inteligencia hoje , esta em 1°lugar entre a area de trabalho , estudos, e esta passando a ter uma certa experiencia entre aquilo que quer seguir e fazer com que transforma naquela frase ('duas cabeças pensando do que uma só trabalhando') entre a sociedade cultural para que assim não haja criticas entre falta de inteligencia.

Anônimo disse...

Gesse 2°B

Entendi que a inteligência não se trata só de saber sobre diversos assuntos e temas, ou seja de que vale voçê ser um pgd e, não saber se relacionar com as pessoas, a pessoa ideial realmente inteligênte
sabe qual o seu lugar e manter o seu padrão no qual seu ramo está.

Anônimo disse...

adriel segundo b

hoje em dia a inteligencia não é só mais um algo que as pessoas qurem por querer mais, sim por nessecidade pois sem ela você
não comseque nada de bom em sua vida pois elá é esencial na hora de arumar um bom emprego e quando você quer subir no mercado de trabalho e deseja ganhar uma renda alta para isso precisso de muito esforsso e inteligencia