domingo, 30 de outubro de 2011

Vamos estudar um pouco de Psicanálise?

Esse trecho abaixo é do pai da psicanálise, Sigmund Freud, pertence à obra "Mal estar da civilização":

"O que se faz sentir numa comunidade humana como desejo de liberdade pode ser sua revolta contra alguma injustiça existente, e desse modo esse desejo pode mostrar-se favorável a um maior desenvolvimento da civilização; pode permanecer compatível com a civilização. Entretanto, pode também originar-se dos remanescentes de sua personalidade original, que ainda não se acha domada pela civilização, e assim nela tornar-se a base da hostilidade à civilização. O impulso de liberdade, portanto, é dirigido contra formas e exigências específicas da civilização ou contra a civilização em geral. Não parece que qualquer influência possa induzir o homem a transformar sua natureza na de uma térmita. Indubitavelmente, ele sempre defenderá sua reivindicação à liberdade individual contra a vontade do grupo. Grande parte das lutas da humanidade centralizam-se em torno da tarefa única de encontrar uma acomodação conveniente – isto é, uma acomodação que traga felicidade – entre essa reivindicação do indivíduo e as reivindicações culturais do grupo, e um dos problemas que incide sobre o destino da humanidade é o de saber se tal acomodação pode ser alcançada por meio de alguma forma específica de civilização ou se esse conflito é irreconciliável."

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai, Célia....que vergonha...
Desculpa, eu não sabia que vc gostava do Freud...se eu soubesse, não seria tão "violentamente passional" na minhas criticas à ele....seria (ao menos)um pouco mais "carinhosa" nos meus julgamentos...rsrsrs. Espero que vc me perdoe, porque psicólogo é tudo louco mesmo..;)

Mas gostei do post...o assunto é bem interessante!
Bjs
Helena AteiAgnóstica

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL disse...

Adríana 3ºB - Dilecta
Bom pelo que posso dizer que não são todos que gostam do meio da civilização.. ambos tem que ter seus direitos sim, mas nen todos compartilham as mesmas ideias.. a psicanálise pelo que entendi vem da forma em que utilizamos nossos instintos pra tudo. Uma forma de energia interna.

Anônimo disse...

Natalya - 3ºB Dilecta
Psicanálise.. meio de expressão com palavras,são conflitos que tornam o ser humano muito interessante.