segunda-feira, 19 de março de 2012

O encontro entre a Arte e a Matemática

Algumas pessoas se apressam e dizem abruptamente, sem conhecimento, que nas Artes não há matemática. Isso é senso comum.
Imagine a 9a sinfonia sem aquele compasso exato? Ou o Rock, sem o compasso 12/8?
Imagine as obras de Michelângelo sem distribuição de espaço? Sem ser marcações geométrica anteriores?
Até Salvador Dali, o louco entre os loucos, usou e abusou da Matemática para pintar telas..Como acham que o gênio surrealista criou Cristo de São João da Cruz?
È na Arte, o encontro milagroso, entre o raciocínio lógico e o abstrato ..
O mundo também é matemático..Adicione essa idéia

2 comentários:

Anderson Wasser disse...

E se formos até os tempos da Grécia antiga, tínhamos a Filosofia e a Matemática numa coisa só!

Willian Raphael Silva disse...

Olá, Célia! Sou formado em matemática pela USP e gostaria de compartilhar uma opinião minha. Podemos usar a matemática para encontrar modelos que representem bem uma realidade, uma pintura, o nascimento de coelhos ou de galhos de árvores, uma música, um caracol etc., mas afirmar que há matemática em tudo é um pouco mais complicado do que se pensa. Algumas obras usaram sim esta ciência, mas essa afirmação é muito romântica na minha opinião. Existem músicos que executam obras complexas e não sabem matemática. "Imagine a 9a sinfonia sem aquele compasso exato?" Sim, imagino. Com certeza não vai ficar com a mesma cara, mas pode ficar interessante. "Ou o Rock, sem o compasso 12/8?" Temos rock 4/4, 3/4 etc. Existe gente que toca rock e nem sabe disso."Até Salvador Dali, o louco entre os loucos, usou e abusou da Matemática para pintar telas" Não encontrei um estudo que afirmasse isso. Se tiver algum link para compartilhar. "O mundo também é matemático" É uma questão de ponto de vista. Eu não concordo. Enfim, o mundo existiria sem a Matemática e teria belíssimas obras de arte. O que podemos tirar do que aprendemos é que ela pode nos ajudar em várias coisas. Serve também como um ótima ferramenta se souber como usá-la. Era isso. =) Gostei do blog. Dá uma olhada no meu: www.humorcomciencia.com