sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A esperança é algo bom ou mal?

 O texto abaixo é do filósofo alemão, Nietzsche, a esperança é algo bom ou mal?
 "Pandora trouxe o vaso que continha os males e o abriu. Era o presente dos deuses aos homens, exteriormente um presente belo e sedutor, denominado "vaso da felicidade". E todos os males, seres vivos alados, escaparam voando: desde então vagueiam e prejudicam os homens dia e noite. Um único mal ainda não saíra do recipiente: então, seguindo a vontade de Zeus, Pandora repôs a tampa, e ele permaneceu dentro. O homem tem agora para sempre o vaso da felicidade, e pensa maravilhas do tesouro que nele possui; este se acha à sua disposição: ele o abre quando quer; pois não sabe que Pandora lhe trouxe o recipiente dos males, e para ele o mal que restou é o maior dos bens - é a esperança. - Zeus quis que os homens, por mais torturados que fossem pelos outros males, não rejeitassem a vida, mas continuassem a se deixar torturar. Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens. (Friedrich Nietzsche, "Humano, demasiado humano", Cia de Letras, p. 63, aforismo 71, ano 2001, São Paulo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esperanca pode ser algo muito bom, desde que nao seja ilusao de um futuro melhor, que nunca existe.

Uma mulher que perde seu marido, filhos de uma vez pode ser feliz novamente?

Acho que ela deve dar tempo ao tempo, e tentar 3 vezes de verdade ser feliz, e se ver que eh uma luta perdida, entao que desista, e nao aumente mais sua suplica e sofrimento. Porque a vida eh pra ser feliz, e se uma pessoa ja nao tem mais felicidade e nem esperanca, os 2 fatores, parece ok ela morrer, uma vida sem qualidade.
Isso requer uma conversa sincera com o ser interior, analise das cirucunstancias pois nao podemos ninguem obrigar a viver, nao deve-se viver com medo de se matar tb.


Mas criancas devem ter esperancas sim, e tentar ao maximo ser feliz